
Ao contrário do que diz a lenda, o uísque não é originário da Escócia - ele é apenas mais uma das várias bençãos que a Irlanda já deu à humanidade - assim como os Undertones, os Stiff Little Fingers, o James Joyce, o Van Morrison, e aquela gostosinha da Dolores O'Riordan (vocalista dos Cranberries). Quer dizer, na verdade, é impossível precisar quem inventou o uísque, ou aonde, mas o registro histórico escrito mais antigo sobre o uísque de que se tem notícia data de 1405, e foi feito na Irlanda - registro semelhante, na Escócia, só apareceu por volta de 1496.
Destilar bebidas é uma atividade que surgiu no Oriente Médio (esse então tem uma lista de dádivas à humanidade tão grande que nem cabe aqui), por volta dos séculos VIII e IX, e cuja prática se espalhou pela Europa ao longo da Idade Média, graças aos iluminados monges católicos.
A palavra "whisky" vem do gaélico "uisge-beatha", que significa "água da vida". Provavelmente os soldados ingleses que invadiram a Irlanda não conseguiam pronunciar "uisge-beatha" direito, e aí acabou virando "whisky" mesmo. Tem uma frescura aí de que o uísque irlandês se escreve "whiskey" e os outros são só "whisky", mas são detalhes à parte que só interessam aos grandes empresários do ramo.
Então vamos ao que interessa.
O uísque é uma bebida alcoólica, destilada a partir de grãos de cevada, centeio, trigo e até mesmo milho. Esses grãos são usados para criar um álcool, que é então guardado em barris de madeira e deixado quieto para descansar. Ao longo dos anos, esse líquido reage com as paredes de madeira do barril, alterando sua composição química, sua aparência e seu sabor.
Existem muitos tipos diferentes de uísque. A primeira classificação que pode ser usada para diferenciá-los é a de Malt ou Grain. O uísque malt é feito com grãos de cevada maltados, enquanto que o grain é feito com grãos de cevada misturados a outros tipos de grãos.
Esse tal de "malte" de que tanto se fala tanto no mundo do uísque quanto no da cerveja é apenas um processo bastante simples para modificar a composição e o sabor dos grãos. Consiste em deixar os grãos de um cereal germinarem na água, e depois, quando o broto estiver começando a sair, interromper o processo bruscamente com a adição de água quente. O grão semi-germinado é chamado de "maltado" e tem um sabor bastante diferente do grão "cru".
A outra classificação do uísque se refere à maneira como ele é produzido e/ou misturado.
- Vatted Malt é uma mistura de uísques de malte feitos em várias destilarias diferentes. Quando um uísque vem com "pure malt" ou só "malt" no rótulo, provavelmente é um vatted whisky. Às vezes no rótulo também vem escrito "Blended Malt". Dá na mesma: é uma mistureba de uísques de várias fontes diferentes, mas todos eles exclusivamente feitos com grãos de cevada maltados.
- Single Malt é um uísque de malte feito em uma única destilaria, mas provavelmente feito da mistura de vários tonéis diferentes - a não ser que ele diga especificamente "single cask" no rótulo, o que significa que o uísque é todo do mesmo tonel. Normalmente o "blended" é feito com uma mistura de vários tonéis e várias idades, o que dá a cada mistura (blend) um sabor único e distinto. Normalmente o nome do uísque é o nome da destilaria que o produziu (Glenlivet, Bushmills, Yoichi), com indicações do tipo de tonel que foi usado e outras características daquela mistura.
- Pure Pot Still é um tipo de uísque irlandês destilado em um pot-still (um tipo de alambique) feito com uma mistura de grãos maltados e não-maltados de cevada.
- Blended é um uísque feito com a mistura de uísques maltados e de grão. Normalmente quando alguém fala em "Scotch Whisky" ou "Irish Whiskey", o mais provável é que seja um desses. Normalmente eles são feitos com uísques provenientes de várias destilarias diferentes, permitindo ao produtor colocar seu próprio nome na mistura, ao invés de ter que usar o nome de uma só destilaria (por exemplo: Chivas Regal, Jameson, Johnnie Walker).
- Cask Strength é o tipo mais raro (e caro) de uísque. Significa que o produtor engarrafou exatamente o que estava dentro de um barril, sem diluir nem misturar com mais nada. O especialista que pega uma garrafa dessas dilui e mistura o uísque ao seu próprio gosto.

No entanto, é nos Estados Unidos que existem os uísques "nacionais" mais diferenciados. Existem basicamente quatro estilos de uísque estadunidense: Bourbon, Rye, Corn e Tennessee. O Rye Whisky, obviamente, é feito de rye, ou seja, centeio. O Bourbon e o Corn Whisky são ambos feitos de milho - o Bourbon feito com pelo menos 50% de milho, e o Corn com mais de 80% de grãos de milho na mistura.

odemos add no orkut ou msn? obrigada! interesse e curiosidade sobe os woiskys! PS: FEliz ano novo
ResponderExcluirmadlless@hotmail.com