16 de abril de 2009

Receita: Jabá com Vodka?

A combinação parece esquisita, mas foi isso que aconteceu.

Ao longo da curta e festejada trajetória desse blog, já recebi muitos elogios e agradecimentos de leitores desconhecidos ou anônimos; pessoas que apenas caíram aqui enquanto procuravam algo e gostaram do que encontraram. Para quem está aqui do outro lado, trabalhando sozinho e de graça, não existe recompensa melhor do que essa apreciação sincera dos leitores.

Mas nem todo mundo pensa assim. Nos últimos anos, agências de "marketing de guerrilha" têm continuamente procurado blogs e oferecido dinheiro ou outras "vantagens" em troca da divulgação de um produto, serviço, empresa, marca ou o que quer que seja. E agora o que eu temia aconteceu: uma dessas empresas me procurou oferecendo a oportunidade de participar de uma ação de marketing para a divulgação do produto do cliente deles - no caso, uma marca de vodka nacional.

Esse é um assunto polêmico e eu não vou me extender muito sobre ele, mas gostaria de aproveitar essa oportunidade para deixar uma coisa bem clara: Nosso blog não está à venda. Se alguma marca de bebida quiser que nós façamos uma resenha de algum de seus produtos, tudo bem: envie uma amostra do produto e nós faremos a resenha com o maior prazer. Agora, uma empresa querer que eu participe de uma "ação" para divulgar um produto que eu sequer consumo no meu dia-a-dia, está fora de cogitação. Esse blog só exprime a minha opinião pessoal sobre as coisas, e nada mais do que isso.

Normalmente essa opinião pessoal é sobre bebidas, mas hoje decidi tocar nesse assunto um pouco chato porque acho importante que todos os blogs se posicionem diante dessa nova encruzilhada em que a "blogosfera" se encontra. De um lado, estão os criadores de conteúdo, povoando seus blogs com informações que atraem leitores. Do outro, empresas que querem divulgar seus produtos para esses leitores. Qual caminho cada um de nós vai trilhar?

Cada um faz o que quiser com seu blog. E nesse aqui, ninguém brinca de publicitário. Não queremos "monetizar" nada nem "gerar buzz" nenhum.

A gente veio aqui pra beber.