20 de agosto de 2008

Arquivos Confidenciais: RUM

Famoso por ser a bebida dos piratas do Caribe, o rum sempre me passou batido como sendo apenas o ingrediente alcoólico da Cuba Libre e nada mais. Perdido nesse deserto de informações que é a mídia brasileira, foi apenas em avançada idade que eu pude constatar a maravilhosa complexidade dessa peculiar bebida, oriunda das ilhas mais simpáticas da América Central.

As bebidas fermentadas feitas a partir do extrato da cana-de-açúcar (a popular GARAPA) são tão antigas quanto a própria cultura dessa planta. Já há milhares de anos atrás, os malaios produziam uma bebida chamada brum, que não tinha relação alguma com as corridas automobilísticas. Marco Polo, em suas famosas viagens, também encontrou esse "vinho de açúcar" quando estava no Irã.

O que os caribenhos fizeram foi começar a destilar essa bebida, a partir do século XVII. Os escravos pegavam o melaço, sub-produto do processo de refinamento do açúcar, e o fermentavam, destilando posteriormente o líquido para obter algo parecido com o que hoje conhecemos como rum. Diz a lenda que isso aconteceu na ilha de Barbados, e a bebida era chamada de rumbullion, ou kill-divil. Ou seja, era uma bebida tão forte que matava até o capeta!

Nessa época o rum se tornou bastante popular no Caribe e posteriormente em outras colônias britânicas. Eventualmente, a colônia que mais tarde ficou conhecida como Estados Unidos da América criou sua primeira destilaria de rum, em 1664. George Washington, em sua festa de posse, fez questão de servir um barril de rum barbadense a seus convivas.

Foi então que o rum começou a ser associado com os piratas e marujos em geral. Quando a marinha inglesa capturou a ilha da Jamaica, em 1655, os ingleses substituíram a ração diária de brandy francês de seus marinheiros por rum jamaicano. Por volta de 1740, os marujos e jamaicanos em geral já estavam misturando seu rum com suco de limão e/ou água, uma mistura que ganhou o apelido de grog. A marinha inglesa continuou dando essa ração de rum a seus marinheiros até 31 de Julho de 1970!

Existe uma lenda muito interessante dessa época. Dizem que o corpo do almirante Nelson, morto na batalha de Trafalgar, foi colocado dentro de um barril cheio de rum para que o cadáver fosse preservado durante a viagem de volta à Inglaterra. Quando o navio chegou e o barril foi aberto, o líquido havia desaparecido: marinheiros teriam aberto um buraco no barril e bebido todo o rum, misturado ao sangue do almirante morto. A história é provavelmente mentira, mas até hoje na Inglaterra algumas pessoas chamam o rum de sangue do Almirante.




Existem vários tipos diferentes de rum:

Light (silver, white, carta blanca ou carta prata) - É um rum transparente, usado para drinks misturados. Em geral ele tem um sabor muito suave, pra não dizer fraco.

Gold (amber, ou carta oro) - é um rum mais antigo, envelhecido em tonéis de madeira, o que dá a ele um colorido característico.

Dark Rum - Não tem nada a ver com fotografia. Também conhecido como "black rum", mais escuro ainda do que o "carta oro". É quase preto mesmo, parece Coca-Cola sem gás. É um rum que foi envelhecido por muito tempo, e geralmente tem um sabor mais forte e acentuado, com toques de melaço e da madeira. Também é o mais usado na culinária.

Spiced - Geralmente é um rum "carta oro" acrescido de temperos ou especiarias para adicionar mais sabores. Os mais caros são feitos assim, os mais baratos são apenas rum branco com corante de caramelo.

Flavored - Alguns fabricantes nunca perdem a mania de adicionar sabores às bebidas. Por isso não se espante se você encontrar por aí um rum com sabor de manga, laranja, frutas cítricas, côco ou limão. É o caso do infame Malibu, aquele da garrafinha branca que seu tio divorciado adora.

Premium - Assim como as bebidas com gosto artificial de frutas, também sempre vai existir um mercado para as bebidas caras e ultra-refinadas. É um rum artesanal, de pouca produção, feito com ingredientes da melhor qualidade, e bebido puro, sem misturar. Tipo assim um Anízio Santiago do rum.

Overproof - Esse é o famoso mata-capeta: ao invés dos tradicionais 40% de álcool que se encontra na maioria das bebidas, o rum overproof tem mais de 75%. Proof é uma unidade de medida de álcool em uma bebida, que equivale a aproximadamente 0.5% da concentração. O overproof mais famoso da atualidade é o Bacardi 151 (v. receita do drink Zombie).


Aqui no Brasil, além do supra-citado Malibu, também podemos encontrar facilmente garrafas de rum das marcas Bacardi e Montilla, disponíveis a preços módicos em qualquer supermercado que se preze. Olhando pela garrafa, o Montilla parece melhor, pois tem um pirata bem grande no rótulo, com papagaio no ombro e tudo mais. No entanto, se observarmos atentamente a pequena logomarca do Bacardi, veremos que ela é um morcego. Piratas são muito legais, mas vampiros e o Batman são mais.

O Bacardi foi inventado em Cuba, por Don Facundo Bacardí Massó. Após experimentar novas maneiras de refinar o rum vagabundo que era produzido na região onde vivia, Don Facundo e se irmão José fundaram uma destilaria em 4 de Fevereiro de 1862. Assim começou a história da maior empresa familiar de fabrico de bebidas do mundo.

O Bacardi vende hoje cerca de 200.000.000 de garrafas por ano, em mais de 200 países. Muitas dessas fui eu que comprei.

Aqui no Brasil, só se encontram garrafas do Bacardi Superior, nas versões Oro y Plata. Eu já provei muito das duas e posso afirmar categoricamente que a Oro é muito mais gostosa, tanto para drinks quanto para beber pura. Existe também o Bacardi 151, que tem 75% de teor alcoólico, mas as leis brasileiras não permitem que essa delícia atravesse as fronteiras da nossa gloriosa nação. Também já vi pra vender por aqui um tal de Bacardi Black, mas tinha gosto de Vicky Vaporub e eu nunca mais vi isso pra vender em lugar nenhum.

Para quem está a fim de curtir um lance mais profissional, o Havana Club não é muito difícil de encontrar aqui no Brasil. É um rum branco bem suave e saboroso, muito melhor do que o Bacardi branco. Custa um pouco caro, mas vai deixar qualquer drink que você fizer com ele muito mais suave e encorpado, com um sabor refinado e que não agride o gogó.

Se você tiver sorte de freqüentar um Carrefour esperto, pode trombar com uma garrafinha do famoso Negrita. É um rum francês muito saboroso e leve, e não custa muito caro. Altamente recomendado.

Mas, francamente (entendeu? Carrefour, Frfança, francamente), o Bacardi Oro é a melhor relação custo-benefício que você vai encontrar por aí. É uma espécie assim de um Smirnoff do rum. Pode comprar sem susto e beber até cair.



Alguns drinks com rum recomendados pelo Drink Drinker:


Daiquiri

Muita gente fala do Martini do James Bond e do Cosmopolitan da menina do Sex and the City, mas ninguém cita o Banana Daiquiri do Poderoso Chefão 2.

- Eu queria pedir um "banana daiquiri". Como eles falam "banana daiquiri" aqui em Cuba?
- "Banana daiquiri".

Mas o Daiquiri clássico não leva banana, mas sim limão. O drink foi inventado por engenheiros americanos que trabalhavam na mina de ferro de Santiago, em Cuba, e depois foi se espalhando pelo mundo. A receita é simples, mas poderosa:
  • 9 partes de Rum
  • 4 partes de Suco de Limão
  • 1 parte de Xarope de Goma
É só bater tudo com gelo na coqueteleira e mandar pra dentro, de preferência em uma taça de Martini.

O xarope de goma é um xarope de água com açúcar que leva goma arábica para dar uma textura mais espessa. Se estiver difícil de achar, você pode tentar substituir por água com açúcar, Karo, ou mel. Não é a mesma coisa, mas é melhor do que ficar sem beber, certo?

Existem variações com frutas, inclusive o fabuloso Frozen Strawberry Daiquiri que eu postei ali em baixo. Não deixem de experimentar!



Cuba Libre

O famoso Cuba Libre! Quem já fez faculdade sabe muito bem do que se trata.
  • 1 colher de açúcar
  • Umas gotinhas de Suco de Limão
  • 120mL de Coca-Cola
  • 50mL de Rum
Encha um copo alto com gelo, e adicione o açúcar, o rum e o suco de limão. A Coca-Cola vai por último, para não perder o gás.



Mojito

Esse é um drink tipicamente "de menina", e eu já vi o coitado sendo preparado das maneiras mais desastrosas. Vou aproveitar essa oportunidade para tirar a limpo essa história.

O drink começa com um copo highball, onde colocamos um pouco de suco de limão, açúcar (ou xarope), e algumas folhas de hortelã. Aí então você pega o seu fiel pilão de madeira, item indispensável em qualquer bar, e amassa as folhas de hortelã - delicadamente. A idéia aqui é extrair uma pequena gota do óleo essencial das folhas... não fazer um patê de menta!

Depois você coloca rum e completa com gelo e água carbonatada. Atenção! Não é água com gás, nem água tônica! Experimente usar Club Soda ou alguma coisa assim. Sabe aquela Schweppes pretinha? É, é tipo aquilo. Deve ficar bom.



Eu não sei como chama esse drink mas é tipo um Screwdriver de rum. Deve ter um nome pra isso, mas eu nunca descobri. É muito simples: você pega um suco de laranja, de preferência esses de caixinha bem artificiais e aveludados, e bate com bastante gelo e uma boa dose de Bacardi Oro. É servir e beber, sem mistérios. Uma delícia, salva qualquer festa, e desce mais redondo do que o Screwdriver de Smirnoff que a gente costuma encarar por aí.



Hurricane

É um drink típico de Nova Orleans, feito com rum, suco de maracujá, e sweet and sour mix. Eu já tentei fazer várias vezes, mas nada no universo se compara ao majestoso Hurricane do TGI Friday's. É imbatível, e uma das melhores coisas que eu já bebi na vida. E olha que eu odeio suco de maracujá.



Macuá

A bebida oficial da Nicarágua! Ou seria da Guatemala? Droga, eu sempre confundo os dois.
  • 2 partes de rum Flor de Caña
  • 2 partes de Suco de Goiaba
  • 1 parte de Suco de Lima
  • Açúcar a gosto
Junte tudo em um liquidificador com 1 xícara de gelo e bata bem até virar um creme homogêneo. Sirva em um copo highball e decore com uma fatia de laranja.



Orange Whip

Lembra no final de The Blues Brothers quando o John Candy pede 3 Orange Whips? Pois é. Não tem nada a ver. Ele estava se referindo a uma bebida industrializada, não-alcoólica. O drink é bem diferente!
  • 4 partes de Suco de Laranja
  • 1 parte de Rum
  • 1 parte de Vodka
  • 2 partes de Creme de Leite fresco
Bata tudo em liquidificador, sem gelo, como se fosse um milk shake. Depois sirva em um copo Collins com bastante gelo.



Piña Colada

Um clássico dos drinks com guarda-chuvinha. Muita gente diz ter inventado esse drink, e existe até uma placa de mármore em Porto Rico em homenagem a um barman local que o teria criado. Fato é que existem referência a bebidas com esse nome desde 1922, e ninguém sabe direito quem é o pai da criança. Mas, sinceramente, será que isso importa tanto?
  • 1 parte de Rum
  • 1 parte de Leite de Côco
  • 3 partes de Suco de Abacaxi
Misturar em um copo alto com gelo moído até ficar homogêneo. Vire em um copo gelado, decore com um pedacinho de abacaxi e sirva.

Se você estiver a fim de enganar algum turista, também pode servir o drink dentro de um abacaxi ou de um côco!



Bacardi

Existe o rum da marca Bacardi e existe o drink Bacardi. Não sei qual é a relação entre os dois, mas provavelmente o drink foi inventado pela Bacardi para ajudar a vender seu produto, assim como provavelmente foi a fábrica do Crush que inventou o Hi-Fi para alavancar suas vendas no Brasil.
  • 9 partes de Rum Bacardi
  • 4 partes de Suco de Limão
  • 1 parte de Grenadine
É só bater na coqueteleira com gelo e servir em uma taça de Martini.

O grenadine é uma espécie de Groselha Vitaminada Milani mais chic, feita com várias frutinhas diferentes. Muitos drinks levam esse ingrediente, e no Brasil as pessoas têm a péssima mania de trocá-lo por groselha comum. Quem já bebeu um Tequila Sunrise de groselha e um de grenadine sabe muito bem do que eu estou falando!



BONUS TRACK

Zombie

Criado no final dos anos 1930 pelo famoso Donn Beach do "Don the Beachcomber" em Hollywood. Esse drink tem esse nome porque depois de beber um deles você vai virar um zumbi.

Eu não sei até que ponto isso é verdade porque eu nunca experimentei esse drink, por isso estou colocando aqui na sessão Bonus Track. Se quiser fazer um, faça por sua própria conta e risco! Mas já vou logo avisando: se você vier aqui tentando comer meu cérebro, vai levar um tiro na cabeça igual todos os outros zumbis que eu já encontrei.
  • 1 parte de Rum Branco / Plata
  • 1 parte de Rum Amarelo / Oro
  • 1 parte de Rum Preto / Dark
  • 1 parte de Licor de Damasco
  • 1 parte de Suco de Abacaxi
  • 1 parte de Suco de Mamão
  • 1/2 parte de Rum 151-proof (o famoso 75% de álcool citado acima)
  • Uma pitada de Grenadine
Misture tudo, exceto o Rum 151, em uma coqueteleira com gelo. Despeje no copo e complete com o rum 151. Se você quiser fazer uma presepada, e também tirar um pouco do álcool da bebida, dá para acender o drink com um isqueiro!

Boa sorte!


Por hoje é só, amigos beberrões... espero ter coberto razoavelmente o tema do rum, e ajudado vocês a compreenderem e aceitarem melhor essa versátil bebida, irmã da nossa querida Cachaça! Divirtam-se, bebam bastante, comam muita gordura e não vomitem. Se forem dirigir, não bebam. Mas se forem beber, me chamem!!!