30 de outubro de 2008

Nightripping: "Hurricane - A história (e a receita) do drink"


por Alexandre Nix

História

New Orleans, anos 40, tempos de guerra. Não qualquer guerra, mas a Segunda Grande Guerra... os estoques de whiskey estavam em baixa e B. H. O'Brien teria de solucionar esse problema de alguma forma. Não era a primeira vez que esse tipo de coisa acontecia e ele havia sobrevivido a uma crise pior há dez anos: A Lei Seca.

Em 1930 "Pat" O'Brian precisou "remodelar" seu negócio e transformou o Pat O'Brien's Bar em uma das várias casas de consumo ilegal de álcool. Rebatizou o estabelecimento como "Mr. O'Brien's Club Tipperary" e manteve sua clientela seleta, abrindo as portas apenas para quem soubesse a senha do momento. Pessoas trêmulas dizendo coisas como "Storm's Brewin" para as portas começaram a se tornar lugar comum no French Quarter.

Quando a Lei Seca terminou em 1933, O'Brien abriu oficialmente as portas e pôde deixar de dormir no chão da casa de amigos de uma vez por todas. Em 1942 mudou o local do seu bar para o número 718 da St. Peter Street. Sob o lema "Have Fun!" escrito por todo lugar, ele estabeleceu "o local" onde as pessoas deveriam estar.

Agora era a guerra atrapalhando seus negócios e os dizeres estampado nos guardanapos e aventais dos bartenders começava a se transformar em uma piada de mau gosto. Ele iria solucionar essa crise. Ele sobrevivera à Lei Seca e aquilo foi pior do que a guerra.

Na verdade o problema não era a falta de whiskey, mas o excesso de rum. Os malditos distribuidores forçavam a compra de caixas de rum para cada caixa de outro destilado encomendada. Agora Pat precisava resolver a questão do estoque absurdo de rum e manter seu lucro. Alguns marinheiros foram as primeiras cobaias de seu pequeno experimento que se tornaria uma das marcas registradas da cidade e faria conhecido seu bar por todo o país.


Receita

O Hurricane possui dezenas de variações, mas três coisas são certas:
  1. Rum;
  2. Não é o mesmo Hurricane conhecido nas Bahamas;
  3. É MUITO doce.

As variações todas se baseiam na receita original criada no Pat O'Brien's Bar, que acredito ser assim:

  • 2/3 de shot de Rum Claro
  • 2/3 de shot de Rum Escuro
  • 1/2 de shot de Suco de Laranja
  • 1/2 de shot de Suco de Limão
  • 240 ml (1 xícara) de Suco de Maracujá
  • 1 colher de chá de Açúcar
  • 1 colher de chá de Grenadine
  • Gelo picado.
Decoração: cerejas, rodelas de laranja

Modo de preparo: Em uma coqueteleira, misture o rum, os sucos e o açúcar até esse ficar diluído. Adicione o grenadine, e mexa o conteúdo até que ele fique homogêneo. Adicione gelo e misture. Preencha até a metade de um copo tipo "lâmpada" (ou "Hurricane") com gelo, adicione a mistura e mais gelo até o topo.


Tabela de conversão de medidas

  • O copo tipo "Hurricane" tem capacidade para cerca de 443ml.
  • Shot = copo de dose = 2oz. = 60ml.
  • 2/3 de shot = dois terços de um copo de dose = 1.5oz = uns 40ml (na real mesmo 44)
  • 1/2 de shot = meio copo de dose = 1oz. = 30ml.


Sugestão

Beba ouvindo Professor Longhair: