15 de outubro de 2008

Drinks com Tequila

Margarita
  • 7 partes de Tequila
  • 4 partes de Cointreau (Triple Sec)
  • 3 partes de Suco de Limão
Pegue dois pratos rasos. Esprema um limão em um deles e coloque um pouco de sal no outro. Molhe a borda da taça no suco do limão e coloque-a no prato com sal. Isso vai deixar uma borda de sal em volta da taça. Bata os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e sirva no copo, com cuidado para não molhar a borda de sal. Decore com um lemon twist. Decoração opcional: um pouquinho de Blue Curaçao deixa a Margarita azul parecendo água do mar.

Frozen Margarita
Repita a receita da Margarita, mas dessa vez batendo os ingredientes no liquidificador com bastante gelo até formar uma espécie de sorvete.

Tequila Sunrise
  • 3 partes de Tequila
  • 6 partes de Suco de Laranja
  • 1 parte de Grenadine
Em um copo alto com gelo, coloque o suco e a tequila. Jogue o grenadine no final. Ele vai cair até o fundo do copo e começar a fazer um degradée de vermelho para amarelo - daí o "nascer do sol" no nome do drink. Não misture o drink, ou o efeito vai desaparecer.

Long Island Ice Tea
Veja a receita no artigo Drinks com Vodka.

Tequila Sour
  • 60 ml de Tequila
  • Suco de 1 Limão
  • 1 colhes de chá de Açúcar Cristal
Bater tudo na coqueteleira com gelo e servir on the rocks em um copo baixo como se fosse um whisky sour. Decorar com uma fatia de limão e uma cereja.

Matador
  • 1 parte de Tequila
  • 2 partes de Suco de Abacaxi
  • Suco de meio limão
Misture os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Sirva sem o gelo em um copo gelado - em uma taça de martini ou uma flute de champagne. Experimente também trocar o suco de limão por sweet and sour mix.

Chimayó Cocktail
  • 1.5 partes de Tequila
  • 1 parte de Cidra de Maçã
  • 1/4 de parte de Suco de Limão
  • 1/4 de Crème de Cassis
Sirva a tequila e a cidra em um copo alto com gelo. Adicione o suco de limão e o creme de cassis. Decore com uma fatia de maçã com casca.

Bloody Aztec (Asteca Sanguinolento)
  • 1 parte de Tequila
  • 1 parte de Creme de Leite
  • 1 parte de Creme de Cacau
  • Colorau
Esse drink é um "trio", ou seja, usa-se uma parte de cada um dos 3 ingredientes principais e mistura-se tudo. O colorau é apenas para dar uma cor vermelha na bebida.

Chupacabra
Um shot de tequila com gotinhas de Tabasco.

Pã nã nã nã nã - pã pã! Tequila!

Entre os vulcões misteriosos do estado mexicano de Jalisco, a 65 quilômetros de Guadalajara, fica um pequeno município chamado "Tequila". Escondidos nos recônditos de los altos, os cidadãos dessa pequena cidade conseguiram colocá-la no mapa do imaginário popular de todo o mundo graças a uma bebida destilada inventada por eles, e que foi batizada com o nome de sua cidade.

Ali cresce uma planta chamada Agave tequilana - conhecida também como Agave Azul ou simplesmente Agave. Essa planta feiosa e cheia de folhas pontudas pertence à divisão Magnoliophyta e tem um ciclo de vida muito comprido. Somente quando ela tem 12 anos de idade é que seu miolo é extraído para a produção da famosa bebida.

Esse miolo, que parece um abacaxi gigante e pesa entre 35 e 90 kg, é cozido, e a seiva que sai de suas células é então fermentada e destilada. Além da tequila, outras bebidas locais são feitas com o agave usando processos semelhantes, como o mezcal e o pulque, que são consideradas bebidas mais tradicionais do que a tequila, embora nunca tenham atingido a mesma popularidade fora do México.

Atualmente existem no México mais de 200 milhões de pés de agave azul, mas a demanda das fábricas de tequila não está conseguindo ser suprida. Ao longo das décadas, a reprodução das plantas de agave foi feita de maneira artificial para acelerar a produção, e o resultado disso foi a diminuição da variedade genética das plantas, que ficaram mais fracas e hoje estão sujeitas a vários tipos de doenças e fraqueza, o que já deixa 30% das plantações imprópria para consumo.

Na última década, a produção de agave no México caiu bastante, devido a esse conjunto de doenças e problemas genéticos, que ficaram conhecidos coletivamente pela sigla TMA - Tristeza y Muerte de Agave. Essa crise deve demorar anos para ser contornada, o que já está levando o preço da tequila a subir no mundo todo.

Segundo os registros históricos, os astecas mexicanos já produziam uma bebida alcoólica feita de agave por volta do ano 200 da era cristã. Por isso o octli, conhecido hoje em dia como pulque, pode ser considerada a bebida alcoólica mais antiga da América do Norte.

A tequila começou a ser produzida no século XVI perto da cidade de Tequila, que só foi estabelecida em 1656. Os conquistadores espanhóis, quando ficaram sem suas próprias bebidas, começaram a destilar o pulque dos astecas, dando assim origem a algo bem parecido à tequila que conhecemos hoje.

Por volta do ano de 1600, Don Pedro Sánchez de Tagle, Marquês de Altamira, começou a produzir tequila em massa, criando a primeira fábrica de tequila de Jalisco. Em 1608, o governador da colônia de Nueva Galicia começou a cobrar impostos sobre ela.

A tequila "moderna" que bebemos hoje começou a ser produzida em Guadalajara no início do século XIX. Don Cenobio Sauza, fundador da Tequila Sauza e Presidente Municipal do Vilarejo de Tequila de 1884 a 1885, foi o primeiro empresário a exportar tequila mexicana para os Estados Unidos.

A tequila se divide inicialmente em dois tipos mais básicos: 100% Agave e Mixto. Os nomes já dizem tudo: a tequila mista usa outras fontes de açúcar além do agave, tornando sua digestão mais difícil. O açúcar do agave é feito de frutose, enquanto que os outros usados na tequila mista são de glucose.

Além dessa divisão, existem cinco categorias de tequila. Assim como em outras bebidas, a tequila transparente é mais "selvagem", enquanto que a amarelada é mais suave e encorpada, por ter sido envelhecida. As cinco categorias são:
  • Plata ou Blanca – Tequila transparente, não envelhecida, engarrafada logo após a destilação, ou então envelhecida por menos de dois meses em tonel de carvalho.
  • Oro – Tequila "blanca" misturada com tequilas "descansadas" ou envelhecidas, corante caramelo, xarope de açúcar, glicerina e/ou extrato de carvalho adicionado para dar um gosto de tequila envelhecida.
  • Reposada – Envelhecida por no mínimo dois meses e menos de um ano em tonéis de carvalho.
  • Añeja – Envelhecida por no mínimo um ano mas menos de 3 anos em tonel de carvalho.
  • Extra-Añeja – Envelhecida por no mínimo 3 anos em tonel de carvalho.
As marcas mais fáceis de serem encontradas no Brasil são a José Cuervo e a Sauza. Mas já existem outras marcas aparecendo no mercado nacional - no site da Imigrantes você encontra marcas como Sombrero Negro, El Charro, Caminho Real, Reserva 1800 e um tal de "aperitivo de agave" Serra Real que é bastante suspeito.

É difícil dizer qual marca é melhor do que qual, mas a regra geral é que as tequilas reposadas e añejo são mais saborosas e descem mais macio do que as oro, blanco ou plata. Normalmente eu compro a Sauza Hacienda mesmo, ou então a José Cuervo amarelinha. Mas se eu tiver que escolher entre uma das duas, eu fico com a Sauza Hacienda mesmo.

Existem muitas lendas sobre a tequila, envolvendo a forma "certa" de beber e aquela famosa larva que mora na garrafa.

Uma dessas lendas diz que a tequila deve ser bebida com sal e limão. A pessoa coloca um pouco de sal na mão, lambe, bebe um shot de tequila, e depois chupa uma fatia de limão. É um ritual muito divertido, mas não tem nenhuma tradição nisso. No México ninguém bebe tequila assim, e o sal e o limão só servem para encobrir o gosto ruim deixado por uma tequila de má qualidade.

Apesar disso, é um ótimo ritual para ser feito em grupo, e deixa qualquer festinha mais animada. Na Alemanha, algumas pessoas fazem isso quando bebem tequila plata, e quando bebem a oro usam canela no lugar do sal e laranja ao invés de limão.

Uma forma popular de beber tequila é o body shot. Ao invés de colocar o sal na sua própria mão, o sal a tequila e o limão são colocados em corpos alheios. Por exemplo, você pode colocar o sal na barriga de uma garota, encher o umbigo dela de tequila... bem, use a sua criatividade. Mas lembre-se: não foram os astecas quem inventaram esse ritual.

De qualquer forma, beber tequila de boa qualidade com sal e limão é vacilo. O sal e o limão só vão atrapalhar a sua degustação. Quando você quiser entornar uma garrafa de José Cuervo com os amigos da faculdade, capriche no cosplay e divirta-se. Mas quando aquele seu tio que trabalha na Petrobrás trouxer uma garrafa de tequila mexicana "profissional", não usurpe o sabor da pobrecita. Beba-a pura e sem afetação.

Segundo consta nos anais (epa!) do Drink Drinker, lá nos bares de Jalisco a tequila é bebida pura, em copos de shot, acompanhada de uma bebida chama Sangrita. Os dois copos são servidos lado-a-lado e as bebidas consumidas alternadamente.
Sangrita
  • 8 partes de Suco de Tomate
  • 1 parte de Suco de Laranja
  • 1 parte de Suco de Grapefruit
  • 1 parte de Suco de Limão
  • Gotas de Tabasco (molho de pimenta)
É só misturar tudo e servir gelado.

Outra lenda maluca envolvendo a tequila é o tal do gusano, um vermezinho gordo e fanfarrão que, segundo a lenda, é servido dentro do copo de tequila, e deve ser engolido juntamente com a bebida. Pode ser uma boa maneira de provar que você é corajoso, mas certamente não era nada disso que os fabricantes de tequila tinham em mente quando decidiram transformar o suco cozido do agave em um destilado de alta qualidade.

A bebida mexicana que costuma trazer essa larva na garrafa não é a tequila, mas sim o mezcal. Nos anos 1940, Jacobo Lozano Páez, engarrafador do mezcal Matatlán, começou a colocar as larvinhas nas garrafas para diferenciar seu produto no mercado de mazcal. O truque deu tão certo que até hoje as pessoas acham que tequila boa mesmo vem com uma larva dentro. Eu não sei de onde as pessoas tiraram a idéia maluca de que um feto de inseto morto pode deixar uma bebida melhor. Não quero nem imaginar que tipo de bebida essas pessoas andam consumindo!

Se você fizer muita questão de colocar uma larva morta na sua bebida, procure pelas espécies Hypopta agavis e Scyphophorus acupunctatus - conhecidas vulgarmente no México como chinicuil e picudo del agave respectivamente.

A lenda dos vermes também diz que eles te deixam mais bêbado, causam alucinações, e são afrodisíacos. Obviamente não existe nenhuma prova disso.

A tequila pode ser bebida em vários tipos de copo, mas em 2002 o Consejo Regulador del Tequila definiu um copo especial para a bebida, semelhante a uma flute de champagne só que um pouco menor. A idéia é dar à tequila um ar mais sóbrio e refinado - para poder aumentar o preço da bebida.

Normalmente em bares ela é servida em copos de shot ou até mesmo de Old-fashioned. A Margarita, o drink mais popular feito com tequila, é servido em uma taça específica que leva seu nome.
Para mais informações sobre tequila, assista à novela mexicana "Destilando Amor", um remake de "Café com Aroma de Mulher" que se passa nos campos de agave e nas destilarias de tequila de Jalisco.