19 de novembro de 2008

Boas surpresas na padaria da esquina!

Quando criei esse blog, planejava falar exclusivamente de destilados e cocktails. No entanto, isso não nos proíbe de falar de bebidas fermentadas! Especialmente as cervejas, que eu finalmente voltei a beber depois de perceber que o não era o lúpulo ou a cevada que estavam destruíndo meu estômago, mas sim as porcarias que os fabricantes de cervejas produzidas em larga escala como Skol, Kaiser e Heineken costumam colocar em suas misturas. Aos poucos fui re-descobrindo o cervejeiro que existe dentro de mim, bebendo cervejas importadas de boa qualidade e artesanais produzidas aqui mesmo na minha cidade.

Aproveito esse post para divulgar aqui dois blogs brasileiros interessantes sobre cerveja: o Beer Architecture e a Confraria Feminina de Cerveja.

Pretendo me aprofundar no assunto posteriormente, mas por enquanto vou apenas fazer uma resenha de uma cerveja que tive o prazer de conhecer, acidentalmente, na padaria aqui do lado da minha casa. Explico: existe em Belo Horizonte uma lendária vaquinha de concreto no meio da rua, na rua Leopoldina, quase esquina com Contorno. Em frente a essa vaca fica uma padaria alemã que tem comidas deliciosas, e que serve também cervejas de péssima, média e boa qualidade. Entre elas, uma cervejinha alemã que virou o principal motivo porque eu gosto de morar nesse bairro.

O nome dela é Oettinger e está disponível na tal padaria em três versões: Pils, Wheat e Super Forte. O nome "super forte" me fez pensar que a cerveja estaria sendo embalada no Brasil, mas é apenas um nome engraçado mesmo. Vai entender esses alemães!

Enquanto cometo essas maltraçadas, degusto uma latona da Oettinger Pils. Ela tem um gostinho de pão no começo, e agora no meio do copo está com um sabor forte e amargo, mas sem azedume. É forte e pesada, mas sem exageros. Apenas não é uma cerveja para beber aos litros.

Provei também a Super Forte e a danada é forte mesmo, tem quase 10% de álcool. Fui à padaria comprar pão e bolinhos e voltei andando torto pela rua. E é uma delícia. Recomendo.

Enfim, a Oettinger é uma boa opção de cerveja alemã. O preço é meio azedo: aqui na padaria ela está custando R$ 11,00 a lata. Mas é aquelas latas compridas, deve ter uns 500ml mais ou menos. É cara, mas uma única latinha já me satisfaz.

Provada e aprovada!

Hic!