18 de agosto de 2008

Copos - um assunto muito sério!

Se você gosta de beber, qualquer vasilhame serve para guardar sua bebida: copos de plástico, latinhas de alumínio, vidros de requeijão, ou até mesmo a parte de dentro de um sapato de salto.

Agora, se você é um curtidor sério de drinks e coquetéis, você sabe que o copo em que a bebida é servida é quase tão importante para a experiência de beber quanto os ingredientes da mistura.

Um drink servido no copo errado perde o charme, a graça, e não raro perde até o sabor adequado.

Se você não come macarronada no prato de sushi, e não come pizza com colher, por que se sujeitar a beber um drink no copo errado?

Vejamos agora a lista básica de copos que não podem faltar em qualquer bar de respeito:



Copo "de Shot"

Originalmente chamado de Schott, por causa do dono da fábrica, Friedrich Otto Schott, sócio de Ernst Abbe e Carl Zeiss na empresa de fabricação de vidros "Jenaer Glaswerk Schott & Genossen" em Jena, Alemanha, em 1884. Juntos, eles criaram várias inovações importantes para a humanidade, como lentes de alta precisão (você encontra lentes Carl Zeiss nas câmeras da Sony, por exemplo), equipamentos para laboratórios de química... e copos de bebida!

Esse copo costuma ter aproximadamente 50 ou 60mL de volume, e é utilizado para beber destilados em estado puro.



Copo "de Cocktail" ou "de Martini"

Essa taça com formato triangular é utilizada em vários drinks oficiais da IBA, mas ficou famosa nas mãos de Sean Connery nos filmes do James Bond, ou das meninas do seriado Sex and the City.

Controvérsias à parte, essa taça de formato cônico é essencial para servir bebidas geladas que não levam cubos de gelo na receita, pois sua haste evita o contato com a mão e mantém a mistura gelada por mais tempo. Por isso é o copo preferencial para servir drinks como o Martini, o Cosmopolitan e o Kamikaze.



Old-fashioned

Também conhecido como "on the rocks" ou "low ball".

Copo baixo e largo, normalmente utilizado para servir bebidas puras misturadas com gelo, como uísque ou rum.

Geralmente seu volume tem entre 230 e 350 mL.

Apesar de levar o nome de um drink, o copo Old-fashioned também é tradicionalmente usado para servir drinks famosos como o White Russian, a Caipirinha e o Mai Tai.



Highball

Um meio-termo entre o Old-fashioned e o Collins. Geralmente Highball tem o mesmo volume do que os dois supra-citados, mas tem proporções intermediárias: é mais estreito e mais alto do que o Old-fashioned, e mais baixo e mais largo do que o Collins.



Collins

Copo alto e estreito com cerca de 250-350mL de volume.

Usado para servir bebidas com gelo, e drinks como Bloody Mary, Mojito, e Gin Tônica.



Pint

Unidade de medida de volume na Inglaterra, o pint é o copo tradicional de beber cerveja nas terras bretãs. Seu conteúdo tem cerca de 550mL. OK, na verdade, são 20 onças fluidas, o que dá um total exato de 568mL!

Onça fluida, pra quem não sabe, é aquele famoso OZ que aparece nas embalagens importadas de líquidos como leite e suco de laranja. Não tem nada a ver com o L. Frank Baum, nem com o Sean Connery.

Um pint também pode ser medido como "1/8 de galão".

Bom, mas vamos ao que interessa. Seja cheio de Guiness ou Old Speckled Hen, o pint é o copo oficial de se beber cerveja. Sua grande quantidade de líquido - quase igual à de uma garrafa de 600mL usada no Brasil - pode assustar os amadores a princípio, mas é assim que se bebe cerveja nos lugares onde ela foi inventada. Diria mais: na Alemanha, a caneca de 1 litro é a coisa mais normal do mundo.

Eu não gosto de beber nessa caneca porque eu sempre tenho que ouvir algum imbecil que não estudou física no colégio me dizer que a cerveja esquenta. Quanto maior o volume, maior a capacidade de reter o calor. Ou vocês acham que um iceberg derrete tão rápido quanto uma pedra de granizo?

Pode até ser que, num copo com grande quantidade, a pessoa não consiga beba tudo e a cerveja acabe esquentando. Mas, sinceramente, se você não agüenta tomar meio ou um litro de cerveja, então você deveria estar bebendo era leite.

Por hoje chega. Esse papo todo me deu uma sede tremenda!