20 de fevereiro de 2009

Especial Carnaval

Senhoras e senhores, mais uma vez se aproxima um dos momentos mais esperados do calendário brasileiro. O reinado de Momo está chegando, e é hora de enfrentar aquela maratona interminável de bailes, festas, cordões, blocos e pagodes em geral. A receita é sempre a mesma: muito barulho, pouca roupa, e bebida vagabunda.

Em todo o Brasil, fábricas de cerveja de baixíssima qualidade investem milhões de dólares em marketing e patrocínio para convencer os carnavalescos a consumirem seus hediondos produtos. Seduzidos pelas curvas das mulatas, pelo marketing e pela publicidade - e também forçados pelas regras de mercado, que nunca permitem que um mesmo local venda mais de uma marca de cerveja - os súditos do Rei Momo caem na folia já sabendo que vão encarar diarréias, vômitos, desmaios e ressacas provocados por bebidas de má qualidade.

Além das cervejas supra-citadas, os bailes de carnaval do Brasil inteiro padecem da falta de opções de boas bebidas, não raro envenenando os foliões com misturas de alta periculosidade como Porradinhas, Capetões, Céus Azuis, Marulas, CaipiXPTO e outras invencionices que a criatividade do povo brasileiro não cansa de inventar. No Brasil, vale tudo para dilapidar o patrimônio financeiro e arruinar a saúde dos incautos praticantes da carnavália.

Pensando nisso,
o seu blog favorito saiu em socorro de tantas vítimas da irresponsabilidade e decidiu criar um manual definitivo para o folião bebedor. Com vocês...



O Incrível Guia Carnavalesco
Drink Drinker Para Evitar
Vômitos, Desmaios e Ressacas!


Coma gordura! A gordura forra o seu estômago e evita que o etanol irrite as mucosas nas paredes dele. Mas cuidado: fritura demais pode acabar irritando seu estômago do mesmo jeito! Procura comer comidas que tenham gorduras não-fritas, como, por exemplo, queijos e sorvetes.

Mantenha-se hidratado! Um dos efeitos mais drásticos da ressaca é a desidratação. Mantendo seu corpo hidratado, sua circulação funciona melhor, e o seu fígado vai conseguir desintoxicar o seu sangue com mais eficiência. Além disso, o álcool é diurético, e faz o seu organismo produzir mais urina do que o normal - você tem que mandar para dentro pelo menos o mesmo tanto de água que saiu!

Escolha sua bebida com cuidado! Toda bebida alcoólica contém algumas impurezas e toxinas, especialmente uma tal de "congener". Regra geral, quanto mais vagabunda a bebida que você ingere, maior a concentação dessas toxinas. No caso do vinho tinto, ainda tem uma tal de "tiamina" que é de lascar. Evite ao máximo essas bebidas de baixa qualidade. Se você quer ficar bêbado, faça isso com poucas bebidas fortes e de boa qualidade. Fique longe das cervejas industrializadas, produzidas em escala industrial - essas mesmas que patrocinam todos os eventos carnavalescos do Brasil! Além dessas toxinas, elas contém conservantes, aditivos químicos e outros produtos tóxicos que destróem o seu estômago. Quem bebe esse tipo de cerveja costuma ter mais problemas de saúde (ressaca, principalmente) por causa dos aditivos químicos do que por causa do etanol em si!

Misture as bebidas! Esse negócio de que não pode misturar fermentado com destilado é a maior balela. Etanol é etanol, e pronto. E já que vamos misturar cerveja com vodka, vinho com tequila, por que não adicionar à mistura outras bebidas, como refrigerantes, sucos, e até mesmo a tal da água mineral? Mantenha seu cardápio líquido bastante variado, isso vai ajudar seu organismo a lidar melhor com o etanol que você está ingerindo.

Beba com moderação! Toda propaganda de cerveja vagabunda diz isso, mas ninguém explica o que é moderação. Seu fígado processa o álcool equivalente a 1 cerveja por hora. Faça as contas!

Não tome remédios! Existem vários remédios que prometem acabar com a ressaca e a dor de cabeça. Se você quebrar nossas regras e acordar de ressaca, não tome remédios! Aspirina ataca o seu estômago e vai agravar ainda mais os sintomas da ressaca. Tylenol, misturado com o álcool que está no seu organismo, provoca uma verdadeira bomba no seu fígado. Se quiser tomar alguma pílula, use suplementos multi-vitamínicos para tentar ajudar seu organismo a se desentoxicar.

Por último, uma dica extra para evitar coisas muito mais desagradáveis do que dor de cabeça, enjôo e gosto de cabo de guarda-chuva na boca:

Não dirija! Nunca é demais lembrar: quem gosta de beber não pode dirigir. Não é que não deve, ou que seria melhor não dirigir. Não pode e pronto. Se você não está disposto a abrir mão do volante em nome da bebida, você não merece nem o seu carro e nem o seu drink. Além disso, andar é bom para estimular a circulação e evitar a ressaca.

...e que comecem os folguedos momescos!