25 de agosto de 2008

Ferramentas de Trabalho

Você, pessoa esperta, que sabe o que é bom, e decidiu criar um bar na sua própria casa... aqui vão algumas dicas de objetos e ferramentas que você precisa ter no seu bar:

Pilão
Não precisa ser o pilão inteiro, mas só o socador. Não use aquele mesmo que a sua mãe usava para socar alho (ui). Compre um novo, virgem, que nunca viu sal nem cebola na vida. É bom que ele seja também comprido o suficiente para alcançar o fundo dos copos mais altos que você tiver. Se você gosta de Caipirinha, Mojito ou Old-Fashioned, você vai usar muito essa ferramenta. Mantenha-a sempre limpa e seca, porque madeira podre não é um sabor muito agradável (a não ser que você goste de vinhos).

Espremedor de Suco
Eu até curto um suco de caixinha, mas um bartender sério deve procurar usar frutas frescas sempre que possível. Além disso, muitos drinks levam pelo menos um pouquinho de suco de limão ou de lima, por isso é sempre bom ter um espremedor à mão. Além disso, espremer limão com a mão é pouco prático, anti-higiênico, e faz uma lambança danada. Se você estiver servindo drinks sob o sol então, pode esquecer: suco de limão + pele + sol = problemas.

Colher de Bar
Vários drinks exigem uma boa mistura direto no copo, sem o uso da coqueteleira. Para isso é necessário usar uma colher pequena mas com a haste bem comprida, que alcance o fundo de qualquer copo. Além disso a colher também é útil para despejar bebidas que precisam cair com suavidade no copo, que é o caso dos drinks feitos em camadas.

Coador de Bar
Esse é o equipamento de aparência mais exótica que você vai ter no seu bar, e é ótimo para tirar uma onda de bartender profissional. Esse objeto de aparência estranha é conhecido como "coador Hawthorne", e cada um desses elementos esquisitos em seu design tem uma função. Para começar, ao contrário do coador que você costuma usar no leite, o Hawthorne é colocado dentro da coqueteleira, e não em cima do copo. Aquelas duas abas saindo por baixo servem para apoiar o coador na boca da coqueteleira, enquanto que a espiral, que deve ficar virada para dentro, serve para dissolver a espuma da mistura, deixando o drink homogêneo e com a textura correta.

Coqueteleira
Um dos itens mais emblemáticos da nobre arte dos drinks, a coqueteleira serve basicamente para dar o toque mágico, quase alquímico, das bebidas. Lembram-se da velha polêmica do Martini do James Bond? Ele pede "shaken, not stirred", e os adoradores do bom gin caem para trás. Os drinks shaken são os batidos na coqueteleira, enquanto que os stirred são apenas misturados diretamente no copo. Se você acha que é frescura, experimente fazer o mesmo drink com os dois métodos e sinta a diferença. Depois que eu fiz o teste, o Kamikaze ganhou um novo significado para minha língua!

Medidor ("jigger")
Nem todo drink exige uma quantidade exata de bebida. Quando a receita diz apenas "uma parte disso, duas partes daquilo", um copo ou um balde de cada ingrediente não vão fazer muita diferença. Agora, quando as medidas são mais exatas, é muito importante ter um medidor confiável. Por exemplo, para quando você precisar de meia medida de alguma coisa. Normalmente o jigger tem dois lados, o menor tendo metade do volume do maior. Confira sempre quantos mL cada lado tem, e use-os com sabedoria. Na hora de preparar um cocktail, a famosa choradinha pode arruinar sua mistura - tenha a seriedade de um engenheiro químico!

Faca & Tábua de Corte
É o tipo da coisa que a gente só lembra que precisa ter quando já é tarde demais. Tenha sempre à mão uma faca bem grande e afiada, e uma boa tábua de cortar, de preferência de madeira. Se você for pão-duro como eu, e quiser ter apenas uma tábua de corte em toda a casa, marque os dois lados dela como "salgado" e "doce". Assim você não corre o risco de deixar a Cuba Libre da sua namorada com gosto da picanha que você fez no almoço de ontem.

Quebrador de Gelo
Quando você faz um drink on the rocks, aquele cubão de gelo que você trouxe do posto de gasolina pode ser grande demais para os copos. Tenha sempre à mão um bom quebrador de gelo. Eu particularmente uso um martelo de bater bife, e enrolo os cubos de gelo em um pano de prato antes de quebrá-los. Mas se você for rico o suficiente para comprar um quebrador elétrico, dá até para fazer raspadinhas iguais àquelas da praia.

Liquidificador
Falando em quebrar gelo, um liquidificador elétrico também pode vir bem a calhar quando você precisa fazer bebidas para uma festa inteira. Aqui no Brasil as batidas são muito comuns, e os frozen combinam com nosso clima tropical quente e seco. Geralmente a expressão frozen é usada para indicar uma variação "congelada" de um drink (por exemplo, existe a Margarita e existe a Frozen Margarita). Mas no Brasil já é normal encontrar em bares um drink chamado apenas de "frozen", que normalmente é feito com Geloso moído, vodka Orloff e Clight de tangerina ou morango, e fica girando em uma máquina parecida com aquelas de vender refresco nas lanchonetes toscas do centro da cidade.

Decorações
Se você servir drinks sem coisinhas enfiadas ou penduradas no copo, seus convidados vão ficar um pouco decepcionados. Infelizmente eles são quase impossíveis de encontrar no Brasil, mas lá fora você encontra de tudo: guarda-chuvinhas, espadinhas de plástico, e até mesmo macaquinhos. Mas pelo menos um palitinho de picolé na Caipirinha você precisa colocar. Em lojas como a Tool Box você deve encontrar, pelo menos, aqueles pauzinhos de misturar bebidas. Antigamente todos os bares fabricavam os seus próprios misturadores, e as pessoas os colecionavam. Mas isso foi há muito tempo atrás, quando o mundo era legal e bonito.