12 de setembro de 2008

História dos Drinks

Eu estou sempre atento às palavras que as pessoas buscam no Google para cair aqui, e tive a grata surpresa de ver que alguém andou procurando saber mais sobre "a história dos drinks". Achei um tema interessante para diversificar nossos assuntos, e por isso aqui vão algumas anotações sobre ele.

Desde tempos imemoriais, o ser humano, assim como diversos outros animais da natureza, buscou maneiras naturais de relaxar o corpo e o cérebro. A produção de álcool a partir de diversos tipos de vegetais sempre foi uma prática comum a quase todas as culturas primitivas, e essa tradição se mantém até hoje. Com bilhões de adeptos espalhados por todas as partes do mundo, a bebedeira é a única cola que ainda consegue manter a humanidade unida.

Quando as pessoas começaram a misturar essas bebidas para criar misturas mais interessantes, é impossível afirmar. Mas a "cultura do cocktail" começou a se refinar e se tornar uma coisa séria na mesma época em que o resto do mundo: no final do século XVIII e início do século XIX, durante a tão falada Revolução Industrial.

A palavra "cocktail", que é como os americanos costumam se referir ao que nós chamamos de drinks, já era encontrada em uma revista estadunidense de 1803. Em um editorial da revista Farmer's Cabinet (Amherst, New Hampshire, 28 de Abril de 1803), um festeiro se recuperava de uma ressaca às 11 da manhã:
"Drank a glass of cocktail — excellent for the head ... Call'd at the Doct's. found Burnham — he looked very wise — drank another glass of cocktail."
(Bebi um copo de cocktail - excelente para a cabeça ... Chamei o Doutor. Encontrei Burnham - ele parecia muito sábio - bebi outro copo de cocktail.)

Um jornal nova-iorquino de 13 de Maio de 1806 respondia à pergunta de um leitor de uma maneira republicanamente cretina:
P.: O que é um cocktail?
R.: Cocktail é uma bebida estimulante composta de spirits de qualquer tipo, açúcar, água, e bitters - é conhecido vulgarmente como bittered sling e deve ser uma ótima bebida para a época das eleições, porque deixa o coração valente ao mesmo tempo em que confunde a cabeça. Deve ser muito aos candidatos Democratas, visto que, depois de engolir um cocktail, o eleitor está pronto para engolir qualquer coisa.
Em 1831, o capitão J.E. Alexander escreveu em seu diário algo que se assemelha muito a uma receita de cocktail: "brandy, gin ou rum, misturados na proporção de um terço de spirit e dois terços de água; incorporar bitters, e enriquecer com açúcar e noz moscada..."

O primeiro guia de drinks escrito por um barman foi publicado em 1862: "How to Mix Drinks; or, The Bon-Vivant's Companion", escrito pelo "Professor" Jerry Thomas. Esse livro incluía receitas de bebidas misturadas típicas dos séculos XVII e XVIII e que ainda eram populares no século XIX, como os punches, sours, slings, cobblers, shrubs, toddies, flips, juleps, e outros nomes engraçados. Em meio a essas estranhas categorias, o livro apresentava uma lista de 10 misturas classificadas como Cocktails.

A origem da palavra "cocktail", especificamente, não tem nenhum registro histórico, mas as teorias são tão variadas e absurdas que vale a pena conferir algumas delas:
  • As palavras "cock tail" significam, em inglês literal, "rabo de galo". Dizem que antigamente as pessoas enfeitavam os copos de bebidas misturadas com uma pena arrancada do rabo de um galo.
  • A palavra francesa para "casca de ovo" é "coquetel". Dizem que um médico francês, que atendia seus pacientes americanos de Nova Orleans com um bitters medicinal que ele mesmo fabricava, servia a bebida em uma casca de ovo. Seus pacientes, não conseguindo pronunciar "coquetel" corretamente, teriam anglicanizado a palavra para "cocktail".
  • A palavra "cocktail" pode ser uma derivação do nome de uma deusa asteca chamada Xochitl. Havia uma princesa mexicana chamada Xochitl que servia bebidas aos turistas americanos.
  • Outro teoria diz que "cock tail" era o apelido dado pelos ingleses da era vitoriana às prostitutas, e teria sido usada então para descrever as bebidas que os americanos faziam adicionando "impurezas" ao tradicional gin britânico, "prostituindo" a bebida com misturas.
Mais recentemente, podemos citar a fundação, em 24 de Fevereiro de 1951, da IBA - International Bartenders Association - uma espécie de FIFA dos drinks, que promove anualmente um concurso de bartenders.

A história dos drinks no século XX é muito mais bem-documentada e por isso mesmo daria muito trabalho falar dela por aqui, mas com o tempo eu vou acrescentando algumas informações sobre cada bebida!

Glossário:
Spirits - Bebidas alcoólicas, destilados.
Bitters - Bebida alcoólica amarga, produzida com álcool e ervas aromáticas.