24 de agosto de 2008

Bebida é coisa de adulto!

Vou mandar um papo reto, curto e grosso: esse negócio de beber e dirigir depois é coisa de adolescente retardado.

Por todo lado vejo gente reclamando da nova "lei seca". O que me deixa revoltado de verdade é que essa lei tenha que ser criada! Todos os anos um número absurdo de pessoas morre no trânsito por causa de acidentes, e grande parte deles é causado por motoristas (e/ou pedestres!) bêbados. Todo mundo sabe disso, e mesmo assim continua dirigindo bêbado, achando que com ele vai ficar tudo bem. Como se o problema fosse você dirigir bêbado e bater o carro. Podem acontecer várias outras coisas horríveis, como um motorista bêbado provocar um acidente e você, sóbrio, ser vítima dele! Ou alguém que você conhece. Ou alguém, em geral, não importa: é falta de responsabilidade. Dirigir é um assunto sério, e não deve ser tratado com leviandade.

Além disso, ninguém tem o direito constitucional e inviolável de ficar bêbado. Isso é sim um privilégio muito grande, conquistado na idade adulta através de atitudes sérias e conscientes. Como, por exemplo, dormir na festinha e só ir embora quando estiver sóbrio, ou então ir e voltar de taxi. Melhor ainda: dar uma festa onde todo mundo dorme depois, que nem a gente fazia quando era criança e ia dormir na casa dos coleguinhas. Só que com vodka.

Com grandes prazeres vêm grandes responsabilidades.

É por isso que eu não me canso de dizer a vocês: se forem dirigir, não bebam! Se forem beber, me chamem! E se forem dirigir bêbados, não me chamem. Obrigado.