
Ali cresce uma planta chamada Agave tequilana - conhecida também como Agave Azul ou simplesmente Agave. Essa planta feiosa e cheia de folhas pontudas pertence à divisão Magnoliophyta e tem um ciclo de vida muito comprido. Somente quando ela tem 12 anos de idade é que seu miolo é extraído para a produção da famosa bebida.
Esse miolo, que parece um abacaxi gigante e pesa entre 35 e 90 kg, é cozido, e a seiva que sai de suas células é então fermentada e destilada. Além da tequila, outras bebidas locais são feitas com o agave usando processos semelhantes, como o mezcal e o pulque, que são consideradas bebidas mais tradicionais do que a tequila, embora nunca tenham atingido a mesma popularidade fora do México.

Na última década, a produção de agave no México caiu bastante, devido a esse conjunto de doenças e problemas genéticos, que ficaram conhecidos coletivamente pela sigla TMA - Tristeza y Muerte de Agave. Essa crise deve demorar anos para ser contornada, o que já está levando o preço da tequila a subir no mundo todo.

A tequila começou a ser produzida no século XVI perto da cidade de Tequila, que só foi estabelecida em 1656. Os conquistadores espanhóis, quando ficaram sem suas próprias bebidas, começaram a destilar o pulque dos astecas, dando assim origem a algo bem parecido à tequila que conhecemos hoje.
Por volta do ano de 1600, Don Pedro Sánchez de Tagle, Marquês de Altamira, começou a produzir tequila em massa, criando a primeira fábrica de tequila de Jalisco. Em 1608, o governador da colônia de Nueva Galicia começou a cobrar impostos sobre ela.
A tequila "moderna" que bebemos hoje começou a ser produzida em Guadalajara no início do século XIX. Don Cenobio Sauza, fundador da Tequila Sauza e Presidente Municipal do Vilarejo de Tequila de 1884 a 1885, foi o primeiro empresário a exportar tequila mexicana para os Estados Unidos.

Além dessa divisão, existem cinco categorias de tequila. Assim como em outras bebidas, a tequila transparente é mais "selvagem", enquanto que a amarelada é mais suave e encorpada, por ter sido envelhecida. As cinco categorias são:
- Plata ou Blanca – Tequila transparente, não envelhecida, engarrafada logo após a destilação, ou então envelhecida por menos de dois meses em tonel de carvalho.
- Oro – Tequila "blanca" misturada com tequilas "descansadas" ou envelhecidas, corante caramelo, xarope de açúcar, glicerina e/ou extrato de carvalho adicionado para dar um gosto de tequila envelhecida.
- Reposada – Envelhecida por no mínimo dois meses e menos de um ano em tonéis de carvalho.
- Añeja – Envelhecida por no mínimo um ano mas menos de 3 anos em tonel de carvalho.
- Extra-Añeja – Envelhecida por no mínimo 3 anos em tonel de carvalho.
É difícil dizer qual marca é melhor do que qual, mas a regra geral é que as tequilas reposadas e añejo são mais saborosas e descem mais macio do que as oro, blanco ou plata. Normalmente eu compro a Sauza Hacienda mesmo, ou então a José Cuervo amarelinha. Mas se eu tiver que escolher entre uma das duas, eu fico com a Sauza Hacienda mesmo.
Uma dessas lendas diz que a tequila deve ser bebida com sal e limão. A pessoa coloca um pouco de sal na mão, lambe, bebe um shot de tequila, e depois chupa uma fatia de limão. É um ritual muito divertido, mas não tem nenhuma tradição nisso. No México ninguém bebe tequila assim, e o sal e o limão só servem para encobrir o gosto ruim deixado por uma tequila de má qualidade.
Apesar disso, é um ótimo ritual para ser feito em grupo, e deixa qualquer festinha mais animada. Na Alemanha, algumas pessoas fazem isso quando bebem tequila plata, e quando bebem a oro usam canela no lugar do sal e laranja ao invés de limão.

De qualquer forma, beber tequila de boa qualidade com sal e limão é vacilo. O sal e o limão só vão atrapalhar a sua degustação. Quando você quiser entornar uma garrafa de José Cuervo com os amigos da faculdade, capriche no cosplay e divirta-se. Mas quando aquele seu tio que trabalha na Petrobrás trouxer uma garrafa de tequila mexicana "profissional", não usurpe o sabor da pobrecita. Beba-a pura e sem afetação.

SangritaÉ só misturar tudo e servir gelado.
- 8 partes de Suco de Tomate
- 1 parte de Suco de Laranja
- 1 parte de Suco de Grapefruit
- 1 parte de Suco de Limão
- Gotas de Tabasco (molho de pimenta)
Outra lenda maluca envolvendo a tequila é o tal do gusano, um vermezinho gordo e fanfarrão que, segundo a lenda, é servido dentro do copo de tequila, e deve ser engolido juntamente com a bebida. Pode ser uma boa maneira de provar que você é corajoso, mas certamente não era nada disso que os fabricantes de tequila tinham em mente quando decidiram transformar o suco cozido do agave em um destilado de alta qualidade.

Se você fizer muita questão de colocar uma larva morta na sua bebida, procure pelas espécies Hypopta agavis e Scyphophorus acupunctatus - conhecidas vulgarmente no México como chinicuil e picudo del agave respectivamente.
A lenda dos vermes também diz que eles te deixam mais bêbado, causam alucinações, e são afrodisíacos. Obviamente não existe nenhuma prova disso.
A tequila pode ser bebida em vários tipos de copo, mas em 2002 o Consejo Regulador del Tequila definiu um copo especial para a bebida, semelhante a uma flute de champagne só que um pouco menor. A idéia é dar à tequila um ar mais sóbrio e refinado - para poder aumentar o preço da bebida.
Normalmente em bares ela é servida em copos de shot ou até mesmo de Old-fashioned. A Margarita, o drink mais popular feito com tequila, é servido em uma taça específica que leva seu nome.
Para mais informações sobre tequila, assista à novela mexicana "Destilando Amor", um remake de "Café com Aroma de Mulher" que se passa nos campos de agave e nas destilarias de tequila de Jalisco.
Muito bom o post.
ResponderExcluirMas achei um nojo a parte da tequilo no umbigo.. ECAAAA hahahaha
Abracos
Maysa
http://www.maysadecastro.com.br/blog/
MUITO COMPLETO ESTE POST, ADORO TEQUILA!
ResponderExcluirBJºººº!
Ótimo post, bem informativo e agradável de se ler. Gosto de saber a respeito das bebidas que saboreio. Abraço!
ResponderExcluir