13 de setembro de 2008

Drink Drinker experimenta: Gin

Ao longo de minha carreira de bêbado ilustre (o antônimo de alcoólatra anônimo), já experimentei várias marcas de gin, que se tornou uma de minhas bebidas favoritas de todos os tempos. Gostaria de compartilhar com os amigos leitores as minhas experiências pessoais com as marcas de gin disponíveis no nosso querido e alcoolicamente despreparado Brasil.

Existem basicamente três faixas de preços de gin no Brasil: Gin Importado, Gin Nacional, e Gin de Brincadeira.

Os Gins de Brincadeira são aqueles que custam menos de 10 reais, como Rocks e Asteca. Assim como as vodkas de 10 reais, nenhum deles merece confiança, e recomendo a todos que preservem seus cérebros e fígados evitando bebidas de qualidade duvidosa. Como diria o Ministro das Minas e Energia, "álcool é um assunto muito sério".

Na faixa dos 20 reais temos duas marcas de gin nacional: uma boa e uma ruim. Todo mundo que eu conheço que bebe gin concorda com esse assunto: o Seager's é ruim (i.e. sabor amargo, desce queimando, dá ressaca e dor-de-cabeça no dia seguinte) e o Gilbey's é bom (não é tão bom quanto os importados, mas não apresenta nenhum dos problemas acima mencionados). Infelizmente, a grande maioria dos bares só compra gin da marca Seager's, sei lá por que diabos. Provavelmente porque ele custa mais caro do que o Gilbey's. Parece loucura mas é verdade. Como 99,999% dos donos de bar e gerentes de restaurante não bebem gin, eles compram meio que por obrigação - quando compram - e na dúvida de qual marca escolher acabam pegando a mais cara pensando que deve ser melhor. Pois não é. Eu nunca conheci ninguém que gostasse mais de Seager's do que de Gilbey's. O Gilbey's é a Smirnoff do gin - melhor relação custo-benefício que tá tendo. UPDATE: infelizmente o gin Gilbey's desapareceu do mercado nacional. Se você quiser fazer uma receita que leve gin, e estiver sem grana para comprar um importado, a melhor opção é o STEINHAEGER BECOSA. Steinhaeger nada mais é do que um tipo de gin, e o Becosa é bem seguro, desce suave, pode substituir sem susto.
Agora, na faixa de preço um pouquinho mais dolorosa, as coisas começam a ficar realmente boas. Eu poderia passar a vida toda bebendo Gin Tônica de Gilbey's, mas depois que conheci essas belezuras importadas, minha vida mudou para melhor.

Muito melhor.

Dei uma pesquisada no site da Imigrantes Bebidas e encontrei as seguintes marcas disponíveis (todas em garrafas de 750 ml):
  • Gordon's (R$71,99)
  • Tanqueray (R$80,99)
  • Beefeater (R$87,99)
  • Bombay Sapphire (R$94,99)
Dizer que um deles é melhor do que os outros seria me pedir para matar um filho para salvar os outros três. Mas uma coisa eu posso garantir: se depois de beber um drink feito com qualquer um dos quatro você continuar achando que gin parece perfume, é porque sua língua está estragada. Para falar a verdade, eu gosto tanto de gin que eu nem compro mais perfume. Quando preciso ir a algum evento que exige uma perfumada no cangote, saco minha garrafa de Bombay ou de Gordon's e passo um pouquinho nos punhos e atrás das orelhas. Não falha nunca.

O complicado de resenhar gin é que o sabor é tão intenso e complexo que fica difícil de explicar com palavras. Já vi gente dizer que não gosta do Beefeater porque ele é burocrático demais. Já vi gente dizer que o Gordon's é um gin confiante. No final, parece que você está falando não de bebidas, mas de velhos amigos.

Pensando melhor, talvez você esteja mesmo.

crédito da foto: pinballrebel.com

16 comentários:

  1. Acho que os donos de bar e restaurante compram o seagers pq naum acham o gilbeys, eu mesmo acho que vi só uma vez pra vender.

    Não gosto de gin e felizmente nunca tive a infelicidade de tomar o seagers. Provei o bombay e realmente tive a sensação de estar tomando perfume, hehe, mas to aprendendo a respeitar a bebida, ela tem seu charme

    ResponderExcluir
  2. Realmente o coitado do gin é muito mal compreendido no Brasil. Em muito por causa do mau gosto dos donos de bares como você disse. Realmente tomar Seager´s não dá! Nem se custasse a metade do preço, ele realmente é inferior ao Gilbey´s (sem mencionar os importados). Não estou falando de qualidade da produção, é o gosto que é realmente desbalanceado (pra não entrar em detalhes). As vezes me pergunto se o pessoal da Stock já provou a porcaria do gin deles ao lado de qualquer outro.
    Temos bons gins disponíveis no mercado nacional como os que você citou. Podemos até achar uma jóia como o Tanqueray No 10 de tempos em tempos (Em BH é difícil, mas já vi no Verdemar). O No 10 é ótimo, o problema com ele é que dá uma dor horrível no bolso toda vez que encontro ele pra vender, mas acaba valendo a pena.
    Dos importados que encontramos por aqui cada um tem o seu uso e o seu perfil de aromas e sabores, mas acho que ainda estamos anos luz de termos uma oferta de gin decente. È muito difícil achar várias marcas boas como Hendrix, Beefeater 24, Plymouth. Além disso, não sei de nenhum lugar que venda um gin tipo Old Tom ou sloe gin. Cada um tem um sabor mais específico que o próximo. Basta experimentar um do lado do outro para provar pra qualquer um que gin não é só gin, tem muita diferença até mesmo entre as melhores marcas.
    Muito bacana o blog! Continue assim!
    Abrax.
    Tony

    ResponderExcluir
  3. Não achei um email para contato.

    Mas parabéns pelo blog! E gostaria de saber onde encontrar o tal Gilbey's?

    Moro em São Paulo, acredito que não será nada impossível!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos pelos comentários!

    Murilo, infelizmente, o Gilbey's sumiu do mercado já faz um bom tempo. Gin agora só o importado mesmo.

    Pelo menos os preços andaram caindo um pouco. Acho que as pessoas estão se conscientizando mais sobre a qualidade das bebidas e experimentando coisas novas, o que aumenta a demanda pelo produto e ajuda a diminuir um pouco os preços!

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita sorte, moro em foz do Iguaçu PR, fronteira com o Paraguai. No Paraguai pago U$8,00 em um Beefeater. Sem falsificação!

    ResponderExcluir
  6. Amo Gin! Importado, comprado em Macapá na TOP. Não há palavra par descrever...Dá vontade de tomar anho e fazer sexo. felicità

    ResponderExcluir
  7. Gilbey's: adegacontagem.com.br
    R$ 19,99.

    ResponderExcluir
  8. Detesto o sabor do gim.
    Será que é porque só conheço e só experimentei o Seager's???
    Rsrsrss...
    Ótimo artigo, me fez "rever meus conceitos" sobre esta bebida e procurar estas outras opções. Pelo visto, julgar o gim só pelo Seager's é no mínimo uma injustiça cruel. Aqui na cidade onde moro acontece esta realidade que vocês relatam: BARES E BOTECOS SÓ SERVEM O SEAGERS!!!
    Parabéns pelo ótimo blog!

    ResponderExcluir
  9. Eu achava que meu gosto era estragado, por gostar do Gilbey's e ultimamente só encontrar o Seager's a venda.
    Vou fazer uma pesquisa para saber o motivo do desaparecimento e, se não for mais fabricado, só o importado mesmo.
    O Seager's é uma grande m*r*a. Uma porcaria que eu não sei como alguém ainda compra aquela jostra.

    ResponderExcluir
  10. olha eu fiquei curioso e comprei um gordons.sinceramente muito bom e fiz um gin fizz . Minha vida nunca mais foi a mesma ....hehehe

    ResponderExcluir
  11. Aprendi....muito bom a postagens e os comentarios.

    ResponderExcluir
  12. Salve amigo...Pude ver em seu artigo que você é conhecedor da matéria...
    Poderia me tirar uma dúvida ? Lá vai : Tenho uma garrafa de Gordon's Dry Gin (Anos 1970)rótulo amarelo, um javali e etc......até aí tudo bem, né...O curioso e que ela é "industria brasileira" destilaria gordon - SP ! Eu tenho uma raridade, uma falsificação ou o quê ?

    ResponderExcluir
  13. Ola Drink Drinker meu nome e guilherme Achei muito legal e bacana essas postagens de gins. tanqueray, beefeater, bulldog, hendricks, bombay sapphire, gordons sao gins excelentes (o seagers e ruim mesmo) ontem de tarde tive o privilegio de comprar o gin gilbey's nacional de 1 litro (com 43,5% ABV) paguei R$ 29,90 me senti muito especial, e um otimo gin (suave, um pouco adocicado, um pouco citrico) muito melhor do que o seagers. e uma pena que a diageo nao fabrica mais este gin

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. 10 anos depois... O Gilbey`s já voltou a ser fabricado? Alguma noção de onde encontro em BH?

    ResponderExcluir
  16. KKKKKKKKKKKKKKK ainda bem comprei um Seagers pro casório e nem abri...vou la trocar kkkkkkkkkkkkkkkk Vou pegar um melhorzin.... pelo menos vai ter um black tbm...rsrsrs

    ResponderExcluir