8 de julho de 2009

Xarope!

Nossa leitora Dani Strudel mandou uma pergunta intrigante: o que é esse tal de xarope de açúcar que eu vivo colocando nas receitas e nunca explico o que é?

O xarope, conhecido em inglês como "simple syrup", é apenas uma mistura de água com açúcar, normalmente usada nos drinks para equilibrar o amargo de outros ingredientes como o suco de limão e de lima.

O método de preparo é muito simples. Vou explicar aqui como eu faço na minha casa, e você pode experimentar e ir mudando o procedimento de acordo com suas necessidades.
  1. Toma-se de 1 medida de água filtrada e 1 medida de açúcar.
  2. Coloque a água para ferver em uma leiteira pequena.
  3. Quando estiver fervendo "em caixão", abaixe o fogo e comece a despejar o açúcar aos poucos, sempre mexendo bastante até dissolver cada colherada.
  4. Procure deixar o fogo baixo e dissolver o açúcar bem rápido, senão o caldo começa a escurecer e fica com um leve gosto de caramelo. Se escurecer um pouquinho ninguém vai morrer por causa disso, mas fique atento da próxima vez. O ideal é que ele fique cristalino, transparente.
  5. Espere a mistura esfriar, coloque em um pote com tampa, e guarde na geladeira, longe das formigas e das abelhas.
Mais moleza que isso, só sopa de scargot.

Essa proporção de água e açúcar a 1:1 pode ser variada. Tem gente que gosta de tentar colocar o máximo de açúcar que as leis da física permitam, mas não precisa exagerar. Quando estiver craque no procedimento, pode experimentar outras proporções até encontrar a sua predileta.

Pode guardar o xarope na geladeira sem susto, ela não endurece e nem cristaliza. Já deixei meu pote 1 mês na geladeira e tudo continuou como no dia em que o xarope foi feito (isso na proporção 1:1, não sei se com o caldo mais concentrado ele pode agir de maneira diferente).

Você já deve ter visto por aí também um tal de "sweet and sour mix". Normalmente ele é feito com xarope de açúcar misturado com suco de limão, tambpem na proporção 1:1 - mas como os dois misturam facilmente, eu não costumo deixar isso preparado antecipadamente. Quando a receita pede sweet & sour mix, eu apenas coloco metade de xarope e metade de suco de limão.

Durante um bom tempo eu achei que esse xarope de açúcar era frescura e usava apenas açúcar refinado direto nos drinks. Obviamente eu estava era com preguiça de cozinhar. Os drinks não ficavam exatamente ruins, mas depois que comecei a usar o xarope de verdade minha vida mudou para melhor. Além de modificar a textura dos drinks, o xarope dá um tipo de adocicado que é diferente do açúcar puro. E também, por ser um líquido, ele se mistura totalmente às outras bebidas, ao invés de ficar depositado no fundo do copo como o açúcar normal.

Acho que é isso! Divirtam-se!

12 comentários:

  1. Otimo blog, é meu primeiro comentario.
    realmente depois do xarope minha vida tambem mudou, ate tenho deixado de lado o shaker um pouco, principalmente no preparo de caipirinhas, embora muitas pessoas nao achem certo, tenho feito elas direto no copo, sem shaker, com o xarope nao fica açucar no fundo, sem o shaker, nao ficam pedacos de limao que ue acho inconveniente, voando no copo. xarope é muito bom mesmo.
    uma coisa que voce poderia citar, era o quanto equivale, na proporcao 1:1 que voce coloca, 1 colher de açucar equivale a quanto de xarope? abraço.

    ResponderExcluir
  2. Daniel, eu já procurei o gin Gilbey´s em vários lugares e nem achei... você sabe algum lugar que ele seja vendido?

    ResponderExcluir
  3. Fábio, infelizmente o Gilbey's sumiu do mercado brasileiro. Alguns lugares que ainda o têm, estão apenas eliminando o final do estoque. Aqui em BH já rodei várias lojas e ele sumiu de vez, parece que acabou a mamata. O jeito agora é se contentar com o apavorante Seager's, ou desembolsar entre 80 e 100 pilombetas por uma garrafa de Gordon's, Bombay, Beefeater...

    ResponderExcluir
  4. G1l, normalmente eu coloco 1 xícara de água para ferver, e dissolvo nela entre 1 ou 2 xícaras de açúcar. Quando dissolve eu deixo esfriar e coloco no pote, não sei te dizer quanto dá o volume disso no final. Da próxima vez que eu fizer vou medir.

    ResponderExcluir
  5. Daniel, obrigada pela resposta a minha dúvida, esse xarope é o mesmo que uso para fazer sorbet! Só que chamo de calda clara... rs
    Vou fazer e quardar para os drinques! Obrigada de novo! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Por uma sorte sem fim, encontrei junto ao pavoroso Seager's recentemente uma garrafa de Gordon's, pela bagatela de R$32,00 quase chorei de emoção. Tenho que concordar com uma post antigo seu, onde vc dizia que passava duas gotas de Gordon's atrás da orelha e ia a luta, e que as meninas adoravam(rs)... É perfeito, vale cada centavo, mesmo tendo que pagar o valor real, pq acho que nunca mais vou dar a sorte de achar de novo pelo preço que paguei. Vida que segue!

    ResponderExcluir
  7. Daniel,

    Bacana o post! Mais gente precisa começar a fazer xaropes, facilita a vida e é muito melhor que açúcar em relação a textura dos cocktails. Muitos bares não usam por preguiça ou por desinformação, mas depois que você começa a fazer seus ingredientes não para!
    Abraços,
    Tony

    ResponderExcluir
  8. Falando em xaropes, alguem sabe onde encontrar, ou como fazer o tal do "gomme syrup"?

    ResponderExcluir
  9. oi Daniel eu tambem vou testar o xarope nas minhas caipirinhas

    ResponderExcluir
  10. Ow parceiro, tem como dar um exemplo de como fazer um xarope sem álcool do tipo blue curaçau, deste em diante eu já consigo me virar sozinho.

    Se puder me mandar via e-mail eu te agradeço.

    goaguiar@ig.com.br

    Trabalho como barman em festas.
    www.gilmarfestas.webnode.com.br

    Agradeço essa moral do amigo.

    ResponderExcluir
  11. OLÁ CARO AUTOR DA MATÉRIA, SERÁ Q SERIA POSSÍVEL INDICAR OU ATÈ MSM PUBLICAR UMA MATÉRIA ENSINANDO AS RECEITAS DOS XAROPES DE FRUTAS?

    LARANJA, LIMÃO, TANGERINA, MARACUJÁ, MELANCIA, MELÃO, MAÇÃ, MAÇÃ VERDE, UVA(ACHO Q SUCO ENGARRAFADO SERVE), PÊSSEGO, ABACAXI, MORANGO, Cravo-da-índia E CANELA, HORTELÃ E AGUA DE COCO, P/ LISTAR OS MAIS COMUNS.

    IMAGINO Q CADA UM DEVA TER SUAS PECULIARIDADES DEVIDO ÀS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS DA FRUTA ASSIM SENDO ALGUMAS DE MAIS SABOR ADOCICADO OU MAIS AZEDAS: CM 1L DE SUMO PURO DE MELANCIA E LARANJA NÃO E TÃO ÁCIDO COMO 1L DO SUMO DE LIMÕES OU MARACUJÁ. ACHO Q ISSO AFETARIA A PROPORÇÃO.

    ACHO Q ESSE TEMA DARIA UM INTERESSANTÍSSIMO POST OU POSTS P/ O BLOG.

    ResponderExcluir
  12. Qual a medida do xarope, equivale a duas colheres de açúcar normal

    ResponderExcluir