2 de julho de 2009

Nosso bom e velho amigo GIN!

Estou com uma garrafa do delicioso gin Bombay Saphire aqui em casa e não estava sabendo o que fazer com ele, já que estou entediado de tomar gin tônica. Resolvi então fazer uma rápida pesquisa e encontrei algumas pequenas pérolas de simplicidade, que exigem poucos ingredientes e realçam o sabor do gin.

Bronx
  • 2 doses de Gin
  • 1/2 dose de Suco de Laranja
  • 1/2 dose de Vermute Seco
  • 1/2 dose de Vermute Doce
Bater tudo com gelo em uma coqueteleira e servir coado em uma taça de cocktail.

Gimlet
  • 1 dose de Gin
  • 1/2 dose de Suco de Limão
  • 1/2 dose de Xarope de Açúcar
Misturar tudo com gelo em uma coqueteleira e servir sem gelo em uma taça de cocktail. Decorar com uma casquinha de limão.

Gin Sling
  • 1 dose de Gin
  • 1 dose de Suco de Lima
  • 1/4 de dose de Xarope de Açúcar
  • 2 colher de chá de Água
Misture tudo com gelo em uma coqueteleira e vire com gelo e tudo em um copo highball. Decore com um lemon twist.
Gin Sour
  • 1 dose de Gin
  • 1/2 dose de Suco de Lima
  • 1/2 colher de chá de Açúcar Refinado
Misture tudo em uma coqueteleira com gelo. Sirva com gelo em um copo baixo decorado com uma cereja.

Tom Collins
  • 1 dose de Gin
  • 1/2 dose de Suco de Lima
  • 1 colher de chá de Açúcar
  • 2 doses de Club Soda
Misture o gin, o suco de lima e o açúcar em uma coqueteleira com gelo. Sirva em um highball com gelo. Complete com a Club Soda e decore com uma fatia de lima.

13 comentários:

  1. alguém me conta o que é xarope de açúcar?

    ResponderExcluir
  2. Ótimas receitas. Gostaria de saber o que deve conter em um bar de um iniciante em drinks. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Daniel!
    Gosto muito do seu blog. Por causa dele comecei a me interessar mais por drinks.
    Veja se pode me ajudar numa dúvida: noto que um grande lance no preparo de drinks, como o Dry Martini, por exemplo, é que ele deve ser gelado, mas sem gelo e sem a água do gelo. Então vários artifícios são utilizados, como colocar a taça na geladeira e etc. Então a dúvida: por que a garrafa de Gin não fica guardada na geladeira?
    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  4. Ariovaldo, vou tentar criar um post grande respondendo a sua pergunta assim que essa gripe horrível me permitir sair da cama...


    Vagner, excelente pergunta. Guardar bebidas na geladeira ou no freezer não estraga elas, mas também não convém deixá-las em temperaturas extremas nem de frio nem de calor. Se você deixa uma vodka no congelador, por exemplo, ela fica mais viscosa do que o normal, mas o aroma dela também desaparece, e só volta à medida em que ela esquenta.

    Outro motivo porque as pessoas guardam as garrafas no bar e não na geladeira é porque é bonito e estimula o "cliente" a experimentar algum elixir mágico feito com aquelas poções todas.

    Normalmente em drinks batidos na coqueteleira, basta colocar gelo e bater umas 40 vezes mais ou menos que ele fica bastante gelado. O problema do Dry Martini é que ele não deve ser batido, então o que se faz é apenas mexer a coqueteleira com a bebida no gelo, e então serve-se sem o gelo.

    Outro problema também são os drinks estilo ponche, onde fica tudo misturado e você apenas serve no copo, como Sangria, Lynchburg Lemonade, e o Hurricane que eu faço em festinhas. Pra mim o ideal é deixar a jarra na temperatura ambiente, e servir o gelo no copo. Deixar o gelo na jarra vai deixar a bebida aguada e sem graça.

    Acho que é isso, qualquer coisa é só perguntar.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Daniel!

    Eu de novo...
    Eis uma nova dúvida: você sabe qual a diferença entre mexer e bater um drink? Na minha inexperiência, provo algum drink nas duas versões, mas não percebo diferença...
    Obrigado e um abraço!

    Vagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta nao fora dirigida a mim, porem como não vi resposta me intrometerei.
      A diferença é que na coqueteleira o gelo derrete mais, além de quebrar, deixando criatais de gelo no drink e aumentando a quantidade de água no mesmo.
      Mexer invés de bater é gelar com baixa diluição da bebida na água. Quanto melhor for o gelo melhor o drink. Demora um tempo para adaptar nosso paladar, principalmente com tanto boteco ruim e putas feias bem maquiadas como seagers, red label...

      Excluir
  6. O melhor mesmo é gin puro, gelado a 5 graus... Imcomparável.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O gin pode ou não ficar na geladeira?

    ResponderExcluir