5 de setembro de 2008

Drinks com Vodka

Agora que você já sabe tudo sobre vodka, vamos aprender a misturar a danadinha com outras bebidas para criar sabores ainda mais divinos. A vodka é um destilado polivalente, indispensável em qualquer bar, e versátil nos cocktails. Sua função principal, devido ao seu alto teor alcoólico e sabor neutro, é diluir bebidas mais doces e espessas, principalmente licores e sucos.


Black Russian
Criado pelo barman belga Gustave Tops, do Hotel Metropole de Bruxelas.
  • 1 dose de licor de café (ex.: Kahlúa)
  • 2 doses de vodka
Servir em um copo old-fashioned com cubos de gelo.



Bloody Mary
Um drink tão esquisito quanto saboroso. Praticamente um almoço em forma de cocktail!

Coloque uma dose de vodka em um copo Highball cheio de gelo. Complete com suco de tomate (não é molho de tomate, polpa de tomate, ou purê de tomate!). Acrescente uma pitada de sal de aipo, uma pitada de pimenta-do-reino, uma pitada de Tabasco, duas ou três pitadas de molho inglês Lea & Perrin's, e uma pitada de suco de limão. Decore com um talo de aipo. Misture devagar no próprio copo.

Esse drink costuma ser decorado com qualquer tipo de comida salgada que você tiver no bar: salame, salsicha, azeitona, etc.



Cosmopolitan

O famoso "drink preferido das meninas do Sex and the City", que prestaram a esse drink um des-serviço quase tão grande quanto o desastre que o James Bond provocou ao Martini. Mas isso é uma outra história...
  • 40 ml de Vodka
  • 15 ml de Cointreau
  • 15 ml de Suco de Limão, fresco
  • 30 ml de Suco de Cranberry
Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira cheia de gelo. Bata bem e sirva, sem gelo, em taças de Martini. Pode decorar com uma rodelinha de limão, ou com um "twist" de casquinha de limão. Também pode decorar a borda da taça com açúcar cristal.

Infelizmente, aqui no Brasil é relativamente difícil achar o tal do Suco de Cranberry. Fresco, pode esquecer. O de caixinha quebra bem o galho, mas é difícil de achar. Tem muito restaurante chique e metido a besta por aí trocando o Cranberry por licor de cereja, e até mesmo Groselha Vitaminada Milani! Recuse imitações! Se quer beber um Cosmopolitan "como se deve", procure o CB Bar em São Paulo.



Hi-Fi
A história desse drink é meio obscura e grandes amizades já foram perdidas por causa dele, então vou passar apenas a receitinha básica e pular para o próximo drink. Um copo alto com gelo, uma dose de vodka, e completa com Crush Laranja. Como ele não existe mais, vai Fanta mesmo.



Kamikaze

Um dos meus drinks prediletos de todos os tempos! Amargo como a vida!
  • 1 dose de Vodka
  • 1 dose de Cointreau
  • 1 dose de Suco de Limão, fresco
Coloque tudo em uma coqueteleira cheia de gelo e bata muito bem. Passe pelo coador e sirva em uma taça de Martini.

Foi com esse drink que eu aprendi o poder da coqueteleira. Da primeira vez que eu fiz, não tinha coqueteleira disponível, e apenas misturei os ingredientes no copo com gelo. Ficou horrível. Um belo dia, decidi fazer mais uma tentativa, dessa vez com uma coqueteleira... Nasceu naquele dia um lindo caso de amor entre eu e o Kamikaze!



Long Island Ice Tea
Provavelmente todos os meus artigos sobre algum destilado vão ter essa bebida na lista de cocktails, porque ele é feito com basicamente tudo o que há de bom nesse mundo. Se muié fosse líquido, tinha também.
  • 3 partes de Vodka
  • 3 partes de Tequila
  • 3 partes de Rum
  • 3 partes de Cointreau
  • 3 partes de Gin
  • 5 partes de Suco de Lima
  • 6 partes de Xarope de Goma
  • 1 pitada de Coca-Cola
Não requer prática nem tampouco habilidade. Basta misturar tudo em um copo com gelo. Ou seria melhor um balde?



Salty Dog

Eu sei que chamar os outros de "cão salgado" é uma gíria típica de piratas, mas se esse drink tem alguma relação com eles, isso eu não sei. Só sei que é um nome danado de esquisito para uma bebida.
  • 2 partes de Vodka
  • 5 partes de Suco de Grapefruit
Bater com gelo em uma coqueteleira, e servir em um copo Highball com a borda cheia de sal (semelhante a uma Margarita).



Screwdriver

Quando eu era jovem e queria mudar o mundo, eu vivia indo a um bar que oferecia "1 Hi-Fi grátis para quem entrar até a meia-noite". Toda vez era a mesma coisa: eu pedia o meu Hi-Fi e lá vinha um Screwdriver. Eu insistia com o barman, com a dona do bar, com o segurança, com todo mundo: Hi-Fi é refrigerante de laranja com vodka, suco de laranja com vodka tem nome e se chama Screwdriver. Mas vocês acham que alguém me escutava?

Depois eu aprendi que beber sozinho é melhor do que conversar com idiotas.
  • 1 parte de Vodka
  • 2 partes de Suco de Laranja
  • 1 pitadinha de sal
Misture tudo em um copo alto com gelo e mande brasa.

Esse drink também aparece em uma piada daquele filme "Aperte os Cintos, o Piloto Sumiu". Da próxima vez que você vir esse filme, prepare-se para rir sozinho. De novo.



Sex on the Beach

Muitas "baladas" aqui do Brasil estão servindo esse drink porque o nome é sugestivo, mas é muito raro encontrar algum bar ou boite que prepare o coitado adequadamente. Esse drink foi criado pela rede TGI Friday's nos Estados Unidos, mas os concorrentes colocam no cardápio com outro nome porque o "sex" é ofensivo. Como se gente que bebe vodka se sentisse ofendida por alguma bobagem dessas!
2 partes de Vodka
1 parte de Licor de Pêssego
2 partes de Suco de Laranja, fresco
2 partes de Suco de Cranberry, fresco

Copo alto, gelo, misturou, decora com uma fatia de laranja. Se depois de beber você for mesmo fazer sexo na praia, use camisinha, e cuidado com a areia no calção.



White Russian

Eu não sou chegado em drinks com leite e coisas do tipo, mas tem muita gente que gosta, então aqui vai o último clássico do dia.
  • 5 partes de Vodka
  • 2 partes de Licor de Café (tipo o Kahlúa)
  • 3 partes de Creme de Leite, fresco
Pegue um copo Old-Fashioned (baixo). Coloque primeiro o licor de café, e depois a vodka. Encha o copo com gelo, e derrame o creme de leite por cima. Misture gentilmente.

12 comentários:

  1. Conheci o blog a pouco tempo e já estou apaixonada por ele.

    Kamikaze é um caso de amor pra mim tb!

    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. cranberry juice tem no verdemar! de caixinha, mas tem!

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom, Parabéns pela iniciativa seguem conteúdos bem informativos e bem escritos num deixa o pessoal cansar a leitura, achei por acaso, cabei entrando para o seguidores. E passei duas horas lendo hehehe.

    ResponderExcluir
  4. meu amigo eu trabalho em um pekeno bar de musica eletronica!no qual tbm servimos drinks!
    porém não temos tantos recursos ou melhor!
    tem muitos licores q não temos e sucos q não achamos!
    li suas receitas e gostei muito!
    espero aprender muito co elas!
    sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Quando vc diz por exemplo......uma parte de tequila!
    vc se refere ao mesmo q uma dose de tequila?

    ResponderExcluir
  6. Edu, uma dose é uma medida mais ou menos padrão que tem algo em torno de 60 ml. Uma parte é apenas uma proporção, pode ser uma colher ou um copo ou tanto faz.

    ResponderExcluir
  7. Os Drinks feitos com Absolut ficam muito mais saborosos ... hoje ainda é quarta preciso segurar a vontade ate o fim de semana rs.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom as dicas de drinks. Dá pra fazer bastante coisa no final de semana rsrs. Normalmente pra drinks de vodka eu uso a Orloff, por ser 5x destilada ela é mais suave, ótimo para mulheres que não aguentam muita bebida rsrs

    ResponderExcluir
  9. gostei muito. tem bastante coisas Interessante. sei que e muito dificil descobrir informasções sobre as criações desses soborosos prazeres da vida. pois sou um hoteleiro natu, conheço bastante sobre A & B tenho dedicado 30 anos de minha doce vida a hotelaria, hoje posso dizer que já fiz grandes descobertas levando o meu sucesso a profissão da qual eu exerço hoje por ser um grande curioso. parabens a vc, precisamos descobrir mais sobre esses preciosos DRINKY's

    ResponderExcluir
  10. Experimentei sua receita do kamikase.
    Gostei. Aprovado!
    Tenho uma amiga que não é chegada a bebida doce, acredito que ela vai adorar.
    Parabéns pelo site!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom adorei todos muitos bom!!!

    ResponderExcluir