A combinação parece esquisita, mas foi isso que aconteceu.
Ao longo da curta e festejada trajetória desse blog, já recebi muitos elogios e agradecimentos de leitores desconhecidos ou anônimos; pessoas que apenas caíram aqui enquanto procuravam algo e gostaram do que encontraram. Para quem está aqui do outro lado, trabalhando sozinho e de graça, não existe recompensa melhor do que essa apreciação sincera dos leitores.
Mas nem todo mundo pensa assim. Nos últimos anos, agências de "marketing de guerrilha" têm continuamente procurado blogs e oferecido dinheiro ou outras "vantagens" em troca da divulgação de um produto, serviço, empresa, marca ou o que quer que seja. E agora o que eu temia aconteceu: uma dessas empresas me procurou oferecendo a oportunidade de participar de uma ação de marketing para a divulgação do produto do cliente deles - no caso, uma marca de vodka nacional.
Esse é um assunto polêmico e eu não vou me extender muito sobre ele, mas gostaria de aproveitar essa oportunidade para deixar uma coisa bem clara: Nosso blog não está à venda. Se alguma marca de bebida quiser que nós façamos uma resenha de algum de seus produtos, tudo bem: envie uma amostra do produto e nós faremos a resenha com o maior prazer. Agora, uma empresa querer que eu participe de uma "ação" para divulgar um produto que eu sequer consumo no meu dia-a-dia, está fora de cogitação. Esse blog só exprime a minha opinião pessoal sobre as coisas, e nada mais do que isso.
Normalmente essa opinião pessoal é sobre bebidas, mas hoje decidi tocar nesse assunto um pouco chato porque acho importante que todos os blogs se posicionem diante dessa nova encruzilhada em que a "blogosfera" se encontra. De um lado, estão os criadores de conteúdo, povoando seus blogs com informações que atraem leitores. Do outro, empresas que querem divulgar seus produtos para esses leitores. Qual caminho cada um de nós vai trilhar?
Cada um faz o que quiser com seu blog. E nesse aqui, ninguém brinca de publicitário. Não queremos "monetizar" nada nem "gerar buzz" nenhum.
A gente veio aqui pra beber.
Falou e disse, chefia.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirHá um tempinho acompanho seu blog e nunca comentei por aqui. Aliás, gostaria de parabeniza-lo, sua proposta é ótima, não só para leigos (eu!! rs) como também para quem já trabalha na área e gostaria de se aprimorar.
Achei bastante interessante o seu post pq é sempre bom saber a sua posição diante dessa avalanche de propaganda que agora tem invadido diversos blogs. Nós como leitores acabamos procurando informações sobre determinadas produtos justamente para fugir desse monte de propaganda "maravilhosa" que tem por aí, procurando os melhores produtos, ou a melhor relação preço/qualidade de quem é melhor "conhecedor" do que nós, ou mesmo para ouvir uma segunda opinião! ^^
Parabéns, mais uma vez, pelo blog!
fala ai qual martca foi só para a gente não comprar, só de raiva!
ResponderExcluirtambém quero saber!
ResponderExcluirParabéns! Você é o cara!
ResponderExcluir=]