Considerando a universalidade do gesto de levantar os copos, podemos imaginar que isso seja tão antigo quanto os rituais, ou seja, tão antigo quanto a própria cultura humana. Talvez uma maneira de oferecer a bebida aos deuses antes de ingeri-la, pedindo por proteção e... saúde! Um gesto primitivo, precursor daquela cachacinha que jogamos para o santo.
Em todo o mundo levanta-se o copo e diz-se alguma coisa. O som dos copos batendo pode atrair os bons espíritos - ou pode ser apenas uma maneira de verificar a qualidade do cristal que o dono da casa está te oferecendo. Mas o mais importante mesmo são as intenções por trás do gesto.
Em todo o mundo se dizem várias coisas, mas o nosso bom e velho "saúde" é quase que um campeão universal. Nossos irmãos seres humanos brindam desejando "saúde" nas mais variadas línguas e nos mais diversos países:
- Ваше здоровье! - Rússia
- بصحتك! - Mundo Árabe
- Egészségedre! - Hungria
- Geiá mas! - Grécia
- Gesondheid! - África do Sul
- Į sveikatą! - Lituânia
- На здраве! - Bulgária
- На здравје! - Macedônia
- Na zdraví! - Rep. Tcheca, Eslováquia, Eslovênia
- Salud! - Espanha
- Salut! - Catalunha
- Salute! - Itália
- Sǎnǎtate! - Romênia
- Santé! - França e Québec
- Saúde! - Brasil e Portugal
- Terviseks! - Estônia
- Topa! - Euskal Herria
- Živjeli! - Croácia
- Zum Wohl! - Alemanha e Áustria
Mas o meu brinde favorito é usado até hoje no norte da Europa e na Alemanha, e vem do tempo dos "bárbaros" que assolaram o Império Romano naquela região. Os flemish da Holanda dizem "Schol!" Os islandeses, "Skál!" Na Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, "Skål!" Na Alemanha, a grafia adotada por aquela famigerada cerveja brasileira: "Skol!"
Se a palavra não lhes parece familiar, tentem outra língua, descendente direta dessas todas: "skull" em inglês quer dizer "crânio". Segundo a lenda, os vikings arrancavam as cabeças de seus inimigos, quebravam seus crânios e usavam a parte de dentro para beber cerveja.
É uma história, mas como quase todas as ótimas histórias, é mentira. "Skol", na língua dos vikings, quer dizer apenas... "saúde".
Errata: A cerveja Skol não é brasileira. Ela foi criada em 1964 por um consórcio internacional de empresas: Allied Breweries do Reino Unido, Labatt do Canadá, Pripps-Bryggerierna da Súecia, e a Unibra da Bélgica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário